quinta-feira, 5 de março de 2015

Quando o Rock também é Clássico


(Reprodução)


Hoje se comemora o Dia Nacional da Música Clássica em homenagem ao aniversário do compositor brasileiro Villa-Lobos. Como o nosso tema é Música e em especialmente o Rock, não poderíamos deixar de fazer a nossa homenagem a esse dia e do nosso jeito.

Pouco se acreditava que a tão bem acabada música clássica pudesse combinar o estridente rock and roll. Os Beatles, por exemplo, em algumas de suas canções já conseguiam incluir instrumentos orquestrais como o violino. No entanto, a ideia de uma banda de rock tocar ao lado de uma orquestra inteira parecia um tanto quanto inconcebível (ou inaceitável!).

Em 1971,  a banda progressiva Procol Harum foi uma das pioneiras nisso ao fazer a combinação entre seus músicos e uma orquestra inteira. Acontece que, dois anos antes, a banda Deepp Purple já havia se aventurado em tocar com uma orquestra, o que deu origem ao álbum "Group of Orchestra", nele a banda executa os maiores sucessos da música clássica.

Mais recentemente, quase trinta anos depois dessas experiências que deram certo, tivemos várias bandas de rock aderindo ao feito e assim bandas como Metallica surpreenderam positivamente ao levar em seus shows orquestras inteiras. Talvez a mais conhecida hoje por continuar a fazer isso, seja a banda Scorpions que, em 2000, tocou com a Orquestra Filarmônica de Berlim e deu um show de beleza para os ouvidos, emocionando quem estava presente e emocionando quem assiste até hoje (como eu!) o show em casa.

Outras grandes bandas também aderiram à experiência e gravaram clássicos conhecidos e amados até hoje por toda a velha escola de rock and roll e os menos flexíveis apaixonados por música clássica, e tenta, com muuuito esforço, conquistar essa nova geração de conhecedores do bom e velho rock and roll e da boa e velha música clássica. Digamos que o rock and roll e a música clássica têm o casamento perfeito. Se concorda comigo, dá uma olhada nesses vídeos; se não, olha mesmo assim, vai...


Yngwie Malmsteen em apresentação com a 
Orquestra Filarmônica do Japão - "Far Beyond the Sun"


Banda Scorpions com a Orquestra 
Filarmônica de Berlim - "Hurricane"


"Bohemian Rhapsody" - Queen, que misturou 
elementos clássicos (Ópera) e o rock and roll. 


Banda brasileira Sepultura executa Beethoven com a Orquestra
Experimental de Repertório




Por Maria Aparecida Vieira