sexta-feira, 1 de maio de 2015

O dia em que duas bandas decretaram o fim de suas atividades em Teresina

O último domingo, (26), foi marcado pelo fim de duas bandas autorais de Teresina. Pouca gente soube, como imagino que pouca gente soubesse que haveria um show na tarde daquele domingo ensolarado na capital, apesar de toda a divulgação em redes sociais, rádios etc. O evento Cultura Rock V, mais uma realização da alTHErnativa Produções, produtora do Movimento Autoralrock, contou com as bandas Nú-Xadrez, Metal Six e Campo Minado 118. 


Programação


Na programação havia ainda Pavio do Estopim, banda que ninguém nunca viu, ouviu e possivelmente depois de não ter aparecido para se apresentar, de não dar maiores satisfações aos organizadores da festa, de nenhum dos integrantes da dita banda comparecer ao Bueiro do Rock (local do show), dificilmente terá vida longa. Então, essa não conta anunciarmos aqui seu premonitório fim, pois uma banda que nem começou (ou que de outro modo, começou mal) não pode ter fim.

Mas bem, Nú-Xadrez subiu primeiro ao palco, cinco rapazes mandando uns grunges noventistas. O guitarrista-base rasgou o dedo que segura a palheta, indicador direito. Massa. Ninguém viu também, mas o sangue estava lá. Foi a primeira banda a anunciar seu fim, não fizeram ali no palco, porém os integrantes haviam comentado com esse que vos escreve que os membros decidiram dar cabo da banda. Se não me engano faziam ali seu segundo show e já iriam parar as atividades. 

Banda Nú-Xadrez no evento Cultural Rock V (Foto: Valciãn Calixto)

No final do show, pausa para o seu Nonato no microfone. Agradeceu a todos pela presença e disse que havia um rapaz na plateia que nunca havia se apresentado e pediu um espaço para tocar uma música de sua autoria. Robervan, guitarra-solo da Nú-Xadrez emprestou seu instrumento e o garoto, franzino, tímido emendou uma balada apaixonada para seu primeiro público. Em seguida, seu Nonato ressaltou que o Bueiro tem essa política de oportunizar de verdade bandas e artistas. Parabéns!
Após viria Pavio do Estopim. Não é preciso gastar muitas linhas com essa banda. Entrou de fato, Metal Six, o Bob (baixista) trajando uma camisa de uma campanha do Mão Santa (151) ao senado, possivelmente uma campanha de 2002 (se é que houve eleição nesse ano, mas é algo por aí). Foi o próprio Bob quem gritou lá de cima que aquele seria o último show da Metal Six em Teresina; pós aquele, havia ainda um agendado no Maranhão e tchau, never moreUma pena, Metal Six (uma das formadoras do Movimento Autoralrock) é uma banda que surgiu na cena do Dirceu em meados de 2009 com o Jean e o Bob à frente da coisa. 

Banda Metal Six (Foto: Valciãn Calixto)

De lá pra cá mudanças na formação aconteceram, o grupo formado por seis pessoas, inclusive duas vozes, passou para cinco com a saída de um dos cantores. Fato que não levou a banda a alterar o nome para Metal Five, enfim, penso que a banda estava em seu melhor momento, muito bem ensaiados, entrosados, fazendo até muitos shows para a realidade de nossa trisTherezina e tudo mais. É isso mesmo, o trem da alegria vai pedir passagem, já dizia a canção de nossas infâncias, quando ainda nem sabíamos de uma doença chamada Rock.
Finalizando, Campo Minado 118. Posso até fazer um contraponto entre Campo Minado e Pavio do Estopim pelo seguinte: o vocalista do C.M-118 estava adoentado da garganta, logo impossibilitado de cantar, ainda assim a banda subiu ao palco e mandou o set na íntegra só com o instrumental e o vocalista lá presente, assistindo “os irmãos”, aplaudindo e mostrando o quanto a união numa banda, entre os integrantes, é o que a faz acontecer e a leva no mais das vezes a lugares (patamares) inimagináveis. Lá pelo finalzinho do repertório, quando apareceram as músicas do início da banda, tempo em que o Skilo ainda era baterista, ele presente assumiu os vocais em três ou quatro músicas e a coisa só ficou mais linda de se ver.
Então só pra finalizar, respeito e responsabilidade culminando numa união sem precedentes vista nesse show em especial da Campo Minado deve ser tomado como exemplo. Puts, ia esquecendo o Evaldo (atual Psycho Bitch), também conhecido por Conan, fez uma espécie de jam no finalzinho do show da Campo Minado. Ele havia escrito uma letra meio 'fafadchenha' ali mesmo enquanto as bandas se apresentavam, passou uma base pro guitarrista e a galera acompanhou o vocal poderoso do lendário e ex-vocalista da Megahertz. Das coisas que serão lembradas daqui dez anos.

Skilo em participação no show da banda Campo Minado (Foto: Valciãn Calixto)

OBS: Esse texto terá continuação com uma entrevista especial com o Skilo, figura conhecida da cena rocker em The. Fiquem ligados e sigam "Revista Zaboomba" no Facebook.
Por Valciãn Calixto