terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Miolo de Pão: Banda Madalena'Soul


    
Banda Madalena'Soul (Foto: Reprodução)

(Foto: Reprodução)
Antes de tudo, quero dizer que não sou crítico de música, mas defendo – até a morte – as opiniões e o direito de dizê-las. Depois, boas opiniões servem para clarear o entendimento e as margens escuras de qualquer rio. Bom, mas vamos ao propósito da nossa coluna. 
Poucos trios realmente me impressionam. Sempre que ouço Nirvana não consigo associar toda aquela sonoridade a apenas três seres. É muito barulho – no bom sentido – para poucas bocas, cordas e baquetas. Aí está um trio que fez parte de toda minha juventude e digo: quem nunca quis ser o Kurt Cobain, com toda aquela postura, roupas rasgadas e muita, mas muita atitude? Independente de estar inserida na minha vida, a banda Nirvana é, sim, uma das maiores bandas do mundo. Por quê? Qualidade e, acima de tudo, sinceridade com tudo aquilo que permeia o mundo do Rock, com seus céus e infernos. No Brasil, a banda Paralamas do Sucesso representa isso muito bem: qualidade sonora, qualidade nas letras e a sinceridade com o rock brasileiro, apesar de muitos torcerem o nariz para esse super trio que é hoje a maior banda em atividade no país. A banda tem longa estrada e sua trajetória é marcada por influências e ritmos tipicamente nossos. Alguém duvida? Basta ouvir seus discos. Não tem como não se identificar.   
Pois bem. Outro dia vi um trio que realmente impressiona. Para nós, de Teresina, sempre acostumados com o mesmo som, o mesmo público, as mesmas casas e os mesmos rostos, ouvir uma banda – super trio – destilar certas melodias misturadas com batidas eletrônicas e influências de Soul, Jazz e Pop é muito bem-vindo. Quero destacar que os arranjos de teclado e piano e o som de um violão servem de base para as interpretações que vão de Amy Winehouse até Britney Spears e tantos outros artistas do mundo Pop, tudo tocado sem frescura, preconceitos e vulgaridade.  Ao contrário, o trio faz uso dessas músicas e as apresenta ao público sem nenhuma cerimônia e com bastante simplicidade e talento. O vocal é algo bastante interessante. Um timbre de voz que possui extensão e certo domínio. Uma voz de homem com timbre tão peculiar impressiona realmente. 
Em maio de 2014, surgiu em Teresina a Banda Madalena’Soul, com essa proposta sonora e suas músicas autorais que, de certa forma, não fazem parte das canções calcadas no regionalismo. Sua influência é seu espelho e suas músicas remetem ao conjunto das tops mais tocadas nas rádios à massa e digo sem frescura, uma forte influência da batida eletrônica.  Vi o show da banda e achei a sinceridade diante do público ainda maior que a proposta – não tão inovadora. Um show legal e divertido de Ítalo Gaioso (vulgo Lord Luxx) na voz, Jessica Sabino (Jess) nos teclados e escaleta e de Wallyson Douglas (vulgo Coala) no violão, que fazem jus a uma máxima: quando menos é mais.


Por Diego Noleto

Nenhum comentário:

Postar um comentário